top of page
Foto do escritorBruna Viana

Curso de formação ou curso livre? O que é melhor?

Atualizado: 6 de fev.


Como diríamos na faculdade de direito: depende. Depende do seu objetivo, do que te motiva ir nas aulas... tudo nessa vida depende...


Minha opinião (talvez polêmica) é que todo curso devia ser de formação, se não a formação pura, pois sabemos que alguns estilos de dança não são "metodológicos", mas que houvesse um planejamento com finalidade de progressão técnica e avanço no conteúdo.


A principal vantagem para a escola ao oferecer um curso livre é poder encaixar novos alunos na turma a qualquer momento e isso acaba comprometendo o desenvolvimento de alguém: ou do aluno que acabou de pegar o bonde andando ou do restante da turma que acaba reiniciando o curso sempre que chega alguém novo.


Em alguns casos os cursos livres fazem muito mais sentido, por exemplo em modalidades como ritmos, zumba, pilates, fortalecimento ou até mesmo em turmas de ballet e jazz adultas onde as alunas almejam apenas uma atividade física e não uma progressão técnica; mas via de regra, cursos como ballet, jazz e contemporâneo são divididos em etapas e misturar alunos de diferentes etapas pode comprometer o ritmo do trabalho.


Acredito ainda que principalmente quando se trata do ballet infantil não deveríamos abrir a opção de curso livre para os pais dos alunos, pois durante a infância a criança passa por diversas fases e etapas do seu desenvolvimento e o mais ideal é trabalhar com crianças na mesma faixa etária e trazer aulas condizentes com o desenvolvimento delas.


Eu entendo que há alguns benefícios das aulas de ballet em forma de curso livre quando se trata de workshop, curso de férias ou de extensão, aulas "extras" oferecidas pela escola, mas dizer que um bailarino vai se profissionalizar apenas participando de cursos livres é muito difícil, embora não seja impossível.


Se a formação fosse dispensável, não veríamos grandes escolas e cias como o Bolshoi, Royal Ballet e ABT investindo cada vez mais nas turmas de formação. Quando o aluno é bem instruído na formação ele evolui com muito mais segurança, firmeza e qualidade técnica.


Eu sou uma defensora dos cursos de formação, acredito que eles ensinam muito além de técnica de dança, a formação é uma escola pra vida do aluno, ensina sobre resiliência, inteligência emocional, motiva o bailarino a estabelecer suas prioridades e metas dentro das metas e prioridades coletivas, é um grande aliado da educação que os responsáveis aplicam dentro das suas casas, isso sem falar no preparo emocional que os alunos de formação desenvolvem desde cedo. Meus professores na faculdade de direito diziam que as melhores alunas do curso em geral eram as ex-bailarinas pois desde cedo sabiam o que é responsabilidade, prazo e não precisavam de ninguém cobrando elas para que estudassem e fizessem o que era necessário.


Acredito ainda que para o aluno é muito mais fácil de visualizar a sua própria evolução através da formação do que dos cursos livres, quando não se tem "prazo" nem "necessidade" de atingir algum objetivo é muito fácil reconhecer nossas falhas e não reconhecer nossas vitórias, mas quando se tem parâmetro para o julgamento é mais fácil e palpável principalmente para crianças que a evolução está acontecendo.


Claro que o seu objetivo deve sempre ser respeitado pela escola que você estuda, mas se os seus princípios e o da sua escola não seguem na mesma direção, talvez seja hora de procurar um lugar que melhor irá atender suas necessidades.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加
bottom of page